domingo, 15 de fevereiro de 2009

"Me dê sua força Pegasuuuuuuuus!"

Feito hoje, com pastel oleoso e photoshop.
Perseu segurando a cabeça de Medusa, do sangue que escorre dela nasceu Pégaso, o cavalo alado.

Tem uns temas que sempre voltam nos desenhos... Medusa, sempre vem...
Acho que estou com ela na cabeça desde que li "Entes queridos" (Sandman/Gaiman).
A Medusa, e suas irmãs górgonas (Euríale e Esteno), simbolizam os nossos inimigos interiores, deformações da psique, pulsões humanas desviruadas. Medusa é a perversão espiritual, é a nescessidade de crescer e evoluir que fica estagnada. Ela também representa o ser que não pode ser amado e não pode amar, já que não pode olhar nos olhos de outr, sem transformá-lo me pedra.
Derrotada por Perseu, a górgona tem a sua cabeça cortada, e de seu sangue nasce Pégaso, o símbolo da Poesia, da Criatividade, da beleza criada a partir do monstruoso...
Alado, pégaso é o simbolo da superação, da elevação.
É a vidarte em seu potencial criativo e de produção de vida.
Dois anos atrás estava modelando com argila uma Medusa, no outro dia quando fui ver a peça que tinha deixado pra secar, a cabeça dela tinha caído, sozinha...
Coinscidência?



Agora me resta decidir quando farei a escultura de Pégaso.

2 comentários:

andre miolo disse...

Rapaz,gostei das artes!!!
Vc sabe que quando vi essa aranha aí abaixo, pensei numa silhueta de medusa?
tanto a mkulher com cobras na cabeça quanto o bicho marinho, parente da água viva...Esses temas míticos gosto bastante.
nesse hibridismo, entre medusa(monstro formado a partir da hybrys feita a Afrodite)e a aranha, lembrei da história de Aracne, conhece? Dessa vez foi de um excesso cometido com atena que tranformou a jovem numa aranha bordadeira...
São todos monstros, frutos dos excessos...
gde abraço
andré

Anônimo disse...

Lembrei de uma amiga minha que disse que, quando ela era criança, tinha uma menina na sala dela muito feia e com o cabelo armado. O apelido dela era Medusa, e quando ela olhava pras outras crianças elas fingiam que tinham virado pedra. hahahahahahahhahahaha